Categorias
academia cinema jogo

Debate em curso

Após uma sessão do jogo “Heavy Rain” em aula do professor Petry, o grupo http://groups.google.com.br/group/gameseontologia debate a relação entre jogo eletrônico e cinema.

“Surgiu o questionamento: Game ou Cinema Interativo?” (http://groups.google.com.br/group/gameseontologia/web/heavy-rain)

Rascunho uma abordagem possível.

 O mercado vive um período de definição de públicos. A técnica hollywoodiana que dá o tom a essa e outras superproduções dos jogos eletrônicos tem apelo geral; é natural que a jogabilidade, se conseguir manter esse apelo geral, ajuda a fazer do produto um sucesso de público numeroso. Mas um produto agradável de jogar exige ações do usuário, ações que gerem consequências (geralmente em ciclos de desafio e recompensa). Historicamente, o jogo eletrônico de ponta explora as possibilidades do equipamento para o qual é criado. Assim, temos em títulos como “Heavy Rain” o thriller com ação. Num cenário de nichos mais definidos e ricos, um roteiro que privilegiasse quebra-cabeças ou outro em que minijogos envolvendo a troca de roupa das personagens tivessem mais relevância no período “entre filminhos” também teriam lugar. Narrativas de entretenimento poderiam ter graus variáveis de interação de acordo com o uso desejado para cada momento.

Cena de "Heavy Rain"

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s