Categorias
queime minha língua

Queime minha língua: o “trabalhante”

Começo minha série sobre o cultivo do idioma com uma notícia que, durante a tarde de 15 de fevereiro, rendeu bastante discussão pela Internet (foi um “trending topic” do Twitter, ao menos).

Trata-se do projeto de lei 74/2011 (http://www.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=491002), que cria uma condição intermediária entre estagiário e empregado: um salário de empregado sem os direitos do trabalhador. Deixemos de lado a discussão sobre se é conveniente criar novos estatutos precários de trabalho; o que me interessa aqui é o problema da composição de palavras.

A palavra “trabalhante” pretende ser uma mistura de “trabalhador” e “estudante”. Alguém viu “estudante” na palavra? A terminação “ante” dá ideia de prática, de recorrência. Se não me contassem, eu entenderia a palavra como sinônimo desnecessário de “trabalhador”.

Essa invenção não tem o eco humorístico de uma criação como “escraviário” (sinônimo de estagiário e, em certa medida, de “trabalhante”), que até pode prescindir da precisão etimológica.

Fico impressionado que, a esta altura da civilização, o tempo dedicado pelas pessoas ao estudo seja tão escasso.  Os cidadãos acabam permanecendo ignorantes (não é um neologismo com “estudantes”) de conhecimentos básicos sobre o significado dos elementos que formam as palavras.

Acontece que, no caso, trata-se do texto de um legislador. O apreço pela língua deveria fazer parte do trabalho de quem pode influenciar práticas e costumes.

Por fim, pergunto aos amigos se conseguiriam compreender um neologismo que criei também a partir de um sufixo: a expressão, alterada em meu conto “O poste”, era “conquista íada”. Alguém acha que fazia sentido? Qual sentido?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s