1. O colecionista
Como ludólogo, gosto da palavra “colecionismo”. Reúne pessoas tão diferentes quanto os amantes de selos, de brinquedos, de arte. Mas um sentido menos nobre tem-se imposto ultimamente: “colecionismo” como termo psiquiátrico para definir a acumulação patológica.
Não deixo de gostar da ambivalência dessa palavra, pois são opostos do mesmo instinto de guardar. Tanto o colecionador premiado quanto o acumulador que mora no lixo são pessoas apegadas ao material. Nem sempre sabemos em qual dessas categorias nossas pilhas pessoais se encaixam.
2. Caixa de surpresas
Jader não se desapega de um objeto. A caixa de pintura que evoca seus tempos de artista plástico em Nova York está ameaçada, pensa ele. Acontece que ele a deu para sua amiga Denise e ela está em busca da sabedoria dodesapego.
Pergunta-se Jader: quem saberia apreciar uma caixa Winsor & Newton com a devida reverência?

3 replies on “Caixinha de Natal”
bem simpatico Ernani ,original registrar momentos especiais e a ideia continua ,que cada um sintetize o que cai como luva e o restante passar em frente . …abs Denise
Praticar o desapego é sempre muito bom, para alguns, uma terefa difícil. Que em 2012 vc abra espaço para coisas novas em sua prateleira! Bjs larissa
Larissa, estou melhorando nesse quesito!
Obrigado, Denise, aprendi com você em 2011.
Façamos todos um ano feliz!