A realidade adaptou-se ao diorama

Nesta semana faz um mês que defendi minha dissertação de mestrado! Deixo aqui uma versão para consulta.

Entre o depósito e a defesa, cuidei de realizar um desejo antigo: a criação de um diorama Playmobil representando uma universidade, tema inédito.

A época inspirou-me a pensar uma representação de meu mestrado por meio desse diorama. Qual não foi minha surpresa quando o destino quis que o evento ficasse mais parecido com meu teatro de bonecos do que eu esperava?

Numa tarde triste, sob garoa descobri que a sala que eu indicara em meu convite estava ocupada por outro evento.

Apresentei uma montagem com vídeos do jogo Final Fantasy VII, para que a plateia tivesse ideia do tipo de material que analisei.

Sérgio Bairon e Lúcia Leão fizeram comentários pertinentes. A Filosofia, que deixei tão de lado em meu vídeo, foi lembrada pelo professor Petry, meu orientador.

Depois da defesa, alguns dos presentes reuniram-se no café. Meu cenário emprestado à escola infantil ficou perfeitamente adequado para a situação: a sala não era só contígua à cantina, mas dava para ela por uma passagem não tão secreta logo atrás do mestrando.

Essa foi a minha aventura de 14 de maio. Fica mais uma vez o agradecimento aos que se interessaram pela pesquisa.

A dissertação:

ErnaneFFFex

O vídeo:

~ por alegorista em 2012/06/12.

6 Respostas to “A realidade adaptou-se ao diorama”

  1. A aventura de Ernane, representado pelo cabelo marron não passou em branco. Se não fosse FF, nos lembraríamos de amarelo e professorinha e fico pensando que uma animação (em stopmotion) com as telas acima seriam algo que realmente faria diferença. E, como sempre, com a sua montagem da história da defesa, Ernane continua surpeendendo-nos positivamente.

  2. Adoro dioramas também. Este ficou ótimo; como estive presente e conheço a todos, posso atestar que a representação lúdica ficou perfeita. Parabéns pela criatividade.

    • Olá, professor,
      Olá, professora,

      que bom que gostaram! Fazia tempo eu vinha colecionando itens que pudessem servir a uma universidade, mas não foi fácil.
      Espero que a representação tenha agradado aos outros presentes. Agradeço mais uma vez ao apoio da família e a amigos como o Fernando Pacheco, a Maria Eugênia Mourão e o Sérgio Halaban, que mereceriam também ser representados, mas nesse caso eu não acabaria tão cedo a montagem do diorama!

      • Pois então podes construir um outro capítulo dele. Se existe o Freud em quadrinhos (que é muito bom), podemos ter o games in diorama. ;-)

  3. NOSSA INCRIVEL MT BOM,PARABENS ;)

  4. […] época, fiz até um diorama universitário, de modo que pude contar em três quadrinhos como foi a […]

Deixe uma Resposta

 
