Categorias
jogo livro

Sonhos realizados

Agosto foi um mês de importantes reencontros para o autor deste blog. Apresento, então, de uma vez, três comentários breves e quase independentes.

The missing star terá mais uma leva de usuários

Escrevi o roteiro de um jogo e ele é jogado! The missing star é um jogo on-line feito especialmente para o curso de Inglês da EVESP.  Trata-se de um programa voltado principalmente a alunos do ensino médio da rede estadual paulista. A segunda turma desse curso, que começou a acessar o sistema em agosto, tem 25 mil alunos. O jogo é a atividade que fecha os oito módulos de atividades.

Foi mais uma parceria com o Mário Madureira Fontes e um belo trabalho de edição da Fundação Padre Anchieta. Eu e meu parceiro de criação de jogo éramos apenas um dos times envolvidos no curso. Os professores do curso de Inglês, a equipe de desenvolvimento da MStech, que desenhou e programou, a produção cinematográfica ajudaram nossa personagem Gigi Rochelle a existir _na São Paulo da ficção, no jogo; e na realidade dos estudantes paulistas, que podem ter fixado melhor seus conhecimentos a partir dessa história de aventura em Inglês.

Professor defende a renomeação da disciplina “Teoria dos Jogos”

Ernane Guimarães Neto, novato no curso de Tecnologia em Jogos Digitais da FMU,  apresentou em aula uma defesa de que a disciplina por ele ministrada, Teoria dos Jogos, deveria ser rebatizada Ludologia. O despeitado ludólogo incipiente é responsável pela coordenação do projeto integrado dos alunos ingressantes. Os discentes apresentarão jogos de tabuleiro (“jogos de sociedade”, para o tal professor) que reflitam o debate nessa e nas outras disciplinas do curso.

Bailly é oferecido com desconto na Bienal do Livro

Um dicionário tão belo adiciona luxo a qualquer estante! (Cultura +1)

A Bienal do Livro de São Paulo é um evento rico porque se espraia em várias frentes.

É uma entrada talvez forçada de muitas crianças no mundo dos livros, mas mesmo assim divertida para elas; é um ponto de encontro de ideias prestigiado o bastante para qualquer culturete anotar na agenda; é uma feira de varejo movimentada.

Mesmo que várias crianças tenham preferido sair com álbuns de figurinhas a imergir nos livros, vi-as banhando-se em literatura e saber. O bibliófilo tem a maravilhosa desculpa de que sua coleção, mesmo quando adquirida numa vertigem consumista, mesmo quando não há mais espaço para livros nas paredes, é iluminadora.

41 replies on “Sonhos realizados”

COMO PASSAR A FASE DA LISTA DA JEAN, À SEMANAS EU PROCURO ESSE SAPATO CINZA MAS NÃO CONSIGO ENCONTRAR E MUITO MENOS FAZER A MOÇA DO CAFÉ DO AEROPORTO TINGIR ELE PRA MIM…………HELP!!!!!

Olá, amigo,

o truque é levar qualquer sapato de outra cor para a moça tingir. Mas Jen precisa autorizar, ou seja, é preciso conversar com ela antes de comprar o sapato na cor “errada”.
Espero que esteja curtindo o jogo!

Oi, Ana,

são os quatro dígitos que aparecem nos títulos de três livros encontrados no hotel!

Olá! Bom dia! Conclui todos os módulos e agora estou no game, na fase em que a Gigi está no MASP, já achei a tiara e ajudei o rapaz que buscava uma soda, já estou com 6 troféus, mas quando tento sair da estação TRIANON-MASP, o jogo fica carregando e não sai disso. A saída já está liberada, porém não passa pra tela do MASP. Por favor, me ajudem. Obrigada!!!

Olá, Marlene! Será um problema técnico? Talvez o melhor seja reportar ao suporte técnico do curso, pois não tenho acesso mais a eles.
Espero que dê certo!

Marlene, esse também é meu problema nesta nova edição do curso.
Você conseguiu entregar a tiara? Como? Obrigada! Aurora

Este roteirista fica muito orgulhoso vendo vocês interessadas!
A busca da tiara, em exploração do ambiente do jogo, é o que chamamos de capítulo 7 de “The Missing Star”. Jen espera com Gigi Rochelle no MASP. Num lance narrativo típico de “video game”, Gigi invariavelmente vai ter sumido mais uma vez quando o jogador lá chegar com a tal tiara. Seu encontro com a estrela só acontece no capítulo 9, no Mercadão!

Ernane,
Parece que esta 1ª turma de inglês online para servidores vair acabar sem que possamos terminar o jogo: após conseguir a tiara, tudo trava – até o “Inventory”. Que pena! Mas, só para nosso conhecimento, de quantos capítulos é feito o jogo?
Outra coisa, ninguém conseguiu entrar nos elevadores. Será que é por isso que não conseguimos avançar para o capítulo 8?
Obrigada,
Aurora

Olá, Aurora,

Chamamos de capítulo 7 o momento de maior liberdade, quando o jogador pode circular por toda a cidade para encontrar a tiara.
Em seguida, quando Gigi desaparece novamente, o capítulo 8 é a missão na padaria, um minijogo em que se monta um prato.
O capítulo 9 tem o encontro com a estrela, em que o próprio jogador tem de convencê-la a ir ao estádio!
O décimo e último capítulo é a sequência narrativa final: a história acabou, mas o jogador ainda pode rever suas conquistas e reiniciar o jogo, se quiser.
Espero que ainda seja possível jogar até o final!

Obrigada, Ernane!
Agora conhecemos a sequência do Jogo.
Se alguém conseguir entrar no MASP e ir para a PADARIA, por favor, deixe uma dica. Aurora

Olá, Larissa,

são os nomes dos três livros dentro do hotel: dá quatro dígitos.

Maria, depois que achar a tiara é preciso entregá-la para Gigi no MASP.
Nesta turma em que estamos parece que o jogo trava e ninguém consegue entrar no MASP – nem pelo metrô nem entrando diretamente no prédio vermelho. Se você conseguir, deixe um recado !.

Minha dica para quem está perdido no jogo: explorar. Mas não se esqueçam de que se trata de um jogo para o aprendizado do Inglês, de modo que compreender o texto é fundamental.
Boa sorte!

Olá, sou Matheus e enfrento o mesmo problema aqui descrito.
Quando acho a tiara de Gigi, não consigo acessar o MASP, nem pelo metrô, nem pelo “City Map”

Queria perguntar se a conclusão do Game interfere de alguma maneira na conclusão do curso e se de fato preciso terminar o game para concluir o curso.

Ps: Aqui, o Game está com um visto em verde (com o status de concluído)

Olá, Matheus (e amigos que perguntaram antes),

eu repassei o problema do MASP para o pessoal da Fundação Padre Anchieta, que editou o jogo. Eles não mantêm o jogo no ar, mas devem ir atrás de quem o faz.

Quanto ao “status” do jogo, mais uma vez diria que é melhor conferir com seus tutores do Curso de Inglês Online. Mas The Missing Star realmente não foi concebido como atividade obrigatória, é para explorar e usar os conhecimentos adquiridos no curso.

Matheus,
Eu e mais uma amiga recebemos esta resposta da Rede do Saber:
Prezada Aurora
Em análise ao ambiente AVA-EFAP, não encontramos nenhum problema na atividade mencionada.
Lembramos que o game é uma atividade não avaliativa de fechamento dos conteúdos abordados no curso; portanto, não influenciará seu aproveitamento. Atenciosamente,
Equipe Inglês Online para Servidores.

É uma pena que nem tentam reinstalar o jogo !

Olá, gente,

o ideal é quebrar mesmo a cabeça para compreender as dicas dadas pelas personagens, faz parte do jogo. Como professor, não me sinto bem deixando aqui uma “cola” para os desafios de The Missing Star.

ola estou fazendo o jogo Missing Star cheguei na parte onde tem as setinhas amarelas não consigo passar do metro, fica carregando e quando volta se vou para outros lugares que ja fui refaço de novo e não consigo avançar por favor. Preciso de uma dica estou tendo dificuldades.
Janaina

Janaína, parece que há mesmo um problema com o carregamento da próxima fase, veja com os tutores do curso.
Boa sorte e que em 2014 nossos jogos funcionem direitinho!

ola estou na parte onde converso com um homem que quer a soda não consigo sair daquele lugar nem subir as escadas , qual é o próximo passo. Gostaria de terminar o jogo mas estou tendo muitas dificuldades.
Obrigada
Janaina

Para tomar o metrô, acesse o mapa na parede da estação e selecione um destino. A ideia é seguir para o destino de Gigi!

Ola, estou com o mesmo problema, estou com a tiara, tento ir ao masp e o jogo não carrega. Só existe este caminho????

Olá. Também encontrei a tiara, mas não consegui ter acesso ao Masp. Que pena, adorei o jogo e queria participar das outras fases!!!!

Olá, pessoal,

eu repassei esse problema ao pessoal responsável pela manutenção do jogo na Fundação Padre Anchieta, mas parece que ainda não conseguiram resolver. Que pena, mesmo!

ola estou com o mesmo problema dos colegas, achei a tiara e não consigo entrar no Masp. È uma pena pois o prazo esta acabando e durante o curso nos boletins vem mencionado que nos não temos tutores. O curso é auto instrucional, Gostaria de terminar o jogo.
Janaina

O que há de errado com os elevadores?! A exclamação diz que devo entrar, porém não consigo! Digam-me que o livro que procuro não está lá dentro, por favor!!!

Obrigada por me responder, Alegorista! Infelizmente não conseguirei concluir o jogo a tempo do encerramento do curso (também encontrei dificuldades com a tiara e o retorno ao MASP assim como o pessoal já comentou), mas gostei bastante do jogo! Foi uma forma bem interessante de praticar os conhecimentos adquiridos! Parabéns (e obrigada) a tds que ajudaram na realização do game!

Olá, minha mae adoro o curso… mas pediu minha ajuda para resolver o jogo. Ela também nao consegue ir ao Masp depois que pega a tiara com o frankstein. Puxa, uma pena ela estava empolgada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s