Categorias
academia jogo

Minha nova missão na PUC-SP

O curso de Introdução ao Desenvolvimento de Jogos proposto por Mário Madureira Fontes foi incluído no programa de extensão da PUC-SP. O colega convidou-me a elaborar um programa para pessoas que queiram fazer jogos, mas não pretendam fazer uma nova graduação; para aqueles que queiram debater a nova cultura dos jogos, dos tablets ao tabuleiro; para quem sinta que sua empresa não sabe muito bem como criar aplicações úteis para o lúdico.

"The Missing Star", jogo produzido pela Fundação Padre Anchieta a partir de concepção minha e do colega Mário Madureira Fontes
“The Missing Star”, jogo produzido pela Fundação Padre Anchieta a partir de concepção minha e do colega Mário Madureira Fontes

Ludificação, sim

Mário e eu temos alguma experiência no uso de mecânicas de jogo para educação; já falei neste blog sobre nossa colaboração na feitura de um jogo que aplicasse o conteúdo de aulas de Inglês a uma aventura.
Atualmente, uma das palavras da moda nas empresas é gamification, referindo-se ao uso de elementos dos jogos (especialmente dos jogos eletrônicos) no trabalho, no comércio, na política. Um dos focos deste curso será a desmistificação dessas práticas, frequentemente adotadas sem planejamento, como se embelezar ou oferecer prêmios fossem providências suficientes para transformar em bom um serviço que nem funciona.
Será evidentemente uma ótima oportunidade para argumentar que a melhor palavra é ludificação. Nem gamification (como se usa entre os anglófonos) nem gameficação (ortograficamente fora de padrão tanto em Português quanto em Inglês): a ideia é pensar no lúdico em sua acepção mais ampla, não só relacionada a “jogos” (palavra que, como game, tende a sugerir regras e competição). Daí ludificação, pois, modernamente, a raiz latina de ludus carrega também o brincar, conotando liberdade, novidade, criatividade.
A escada-piano (http://www.thefuntheory.com) é um bom exemplo de ludificação que não é "videogamificação".
A escada-piano (http://www.thefuntheory.com) é um bom exemplo de ludificação que não é “videogamificação”.
Introdução ao Desenvolvimento de Jogos
Início: 17/8/2013
Término Previsto: 30/11/2013
Horário: sábados, das 9 às 13 horas
Mais informação em: http://cogeae.pucsp.br/cogeae/curso/10415

One reply on “Minha nova missão na PUC-SP”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s