Categorias
academia livro política

Jornal repetido

 

Mais200708Tive de reorganizar minha coleção de jornais do tempo em que eu era funcionário da Folha da Manhã. Guardo bastante colaboração ao jornal Folha de S.Paulo; o maior volume corresponde à época em que trabalhei no caderno Mais!, de 2006 a 2010.

Organizando agosto de 2007, notei que um assunto de destaque naquele mês era um dos destaques do agosto presente: os recordes da violência étnica.

A edição de 19.ago.2007 destacava o Iraque. Quadrinhos de Joe Sacco ilustravam aspectos militares da transformação do país de território ocupado a frágil reunião política de grupos rivais. Para aquele número, entrevistei o diretor da Biblioteca e Arquivo Nacional do Iraque, Saad Eskander. O administrador lamentava o descaso dos próprios iraquianos em relação ao legado cultural de seu país.

Um nome que raramente se ouve, mas é recorrente em 2014 e estava então no noticiário, é o da cultura yazidi. Os yazidis são uma minoria isolada nas montanhas iraquianas; massacres a membros dessa cultura, de religião pré-muçulmana, aparecem quando sobra ódio “fundamentalista”. As aspas nesta palavra são para lembrar que a violência não se apoia em “fundamentos”, mas na ignorância.

Procuro o nome “yazidi” no sítio da Folha; noto que toda notícia com essa palavra nestes sete anos foi relacionada a violência sectária. Um texto recente de Igor Gielow explica como um velho preconceito (confundir o Deus Pavão dos yazidis com o “diabo”) é usado como justificativa à perseguição.

O jornal ajuda a mostrar como a história se repete. O comunicador, no entanto, pode encarar a repetição como uma oportunidade. Como pode o jornalista, por exemplo, dialogar com os ciclos da história iraquiana recente? Alguns apenas repetirão o quadro com o número de mortos da semana; outros podem ousar perguntar como vão as coisas na biblioteca, nas escolas, se eles leem quadrinhos de reportagem, se alguém lê jornal.

MaisBox

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s