Jornal repetido

 

Mais200708Tive de reorganizar minha coleção de jornais do tempo em que eu era funcionário da Folha da Manhã. Guardo bastante colaboração ao jornal Folha de S.Paulo; o maior volume corresponde à época em que trabalhei no caderno Mais!, de 2006 a 2010.

Organizando agosto de 2007, notei que um assunto de destaque naquele mês era um dos destaques do agosto presente: os recordes da violência étnica.

A edição de 19.ago.2007 destacava o Iraque. Quadrinhos de Joe Sacco ilustravam aspectos militares da transformação do país de território ocupado a frágil reunião política de grupos rivais. Para aquele número, entrevistei o diretor da Biblioteca e Arquivo Nacional do Iraque, Saad Eskander. O administrador lamentava o descaso dos próprios iraquianos em relação ao legado cultural de seu país.

Um nome que raramente se ouve, mas é recorrente em 2014 e estava então no noticiário, é o da cultura yazidi. Os yazidis são uma minoria isolada nas montanhas iraquianas; massacres a membros dessa cultura, de religião pré-muçulmana, aparecem quando sobra ódio “fundamentalista”. As aspas nesta palavra são para lembrar que a violência não se apoia em “fundamentos”, mas na ignorância.

Procuro o nome “yazidi” no sítio da Folha; noto que toda notícia com essa palavra nestes sete anos foi relacionada a violência sectária. Um texto recente de Igor Gielow explica como um velho preconceito (confundir o Deus Pavão dos yazidis com o “diabo”) é usado como justificativa à perseguição.

O jornal ajuda a mostrar como a história se repete. O comunicador, no entanto, pode encarar a repetição como uma oportunidade. Como pode o jornalista, por exemplo, dialogar com os ciclos da história iraquiana recente? Alguns apenas repetirão o quadro com o número de mortos da semana; outros podem ousar perguntar como vão as coisas na biblioteca, nas escolas, se eles leem quadrinhos de reportagem, se alguém lê jornal.

MaisBox

Anúncios

~ por alegorista em 2014/08/25.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: