Categorias
alegoria política

Nossas fantasias de Carnaval

Não pegar as estradas cheias e aproveitar o Carnaval na cidade é uma excelente opção que tenho escolhido em São Paulo repetidamente desde 2015 e, como noticiado (https://guia.folha.uol.com.br/passeios/2018/02/de-punk-a-sertanejo-escolha-entre-55-blocos-de-carnaval-em-sp-para-cair-na-folia.shtml), tem batido recordes.

Mas é claro que o que se deve registrar no florescimento do Carnaval de rua é a evolução em civilidade, com a mistura de culturas e classes bem proporcionada pelos “bloquinhos” paulistanos.

Espero que em 2019 não digam que “agora virou carne de vaca” ou “perdeu de vez sua essência”. Um dos maiores trunfos da cultura brasileira é a fusão; a confusão carnavalesca desta cidade crossover gera conflito no burburinho, mas também gera novidades geniais.

BaileCarnavalOficina
Às vezes os amigos são fantasia suficiente

Eu achei que estivesse fantasiado, mas ninguém percebeu

Parabéns a quem veste fantasias sofisticadas – vestidos de noiva, chapéus de desfile, sapatos desconfortáveis. Neste caso, a dica é para quem quer pular o Carnaval e só tem roupas comuns.

O roteiro de fantasias toscas começa agora (eu fiz algo parecido e recomendo):

Nome do bloco – fantasia – comentário

Bloco Tarado Ni VocêMoacyr, o índio que vendeu favores para traficantes fluviais – pintura de índio é fácil e fica bem evitando boca e nariz. Porém você não quer ser um estereótipo! Meta uma camisa de time internacional e diga que foi presente do patrón: é uma personagem, não um clichê.

Bloco Casa ComigoBandeirante, Mateiro ou Conquistador – bloco mais popular precisa somente de uma espada ou uma bainha! Improvise uma, ponha seu capacete mais caipira [qualquer chapéu que não seja boné], bermudão e aquela camisa de pirata que você não usa.

20160131HNBloco EsfarrapadoFantasma – O movimento de “ocupar a rua” a que nos acostumamos em São Paulo merece ser celebrado com o bloco antigo e combina com uma caveira barata, um corpse paint de leve.

Na falta de Bloco Soviético, em qualquer momento que quiser aproveitar a festa para lembrar a necessária política – Foices e martelos no rosto – Devem ajudar a chamar os paneleiros para a folia! Se eles souberem brincar.

Aos amigos que me levaram às ruas e não me deixaram passar vergonha sozinho:

“We Are Your Friends”, de  Justice Vs Simian (https://www.youtube.com/watch?v=L0TvnWRSyr4)

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s